segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Que tipo de terra é o teu coração?

Que tipo de terra é o teu coração?
   
     O ser humano nem sempre é atento aos seus próprios erros e defeitos, assim como raramente analisa como está seu coração, referente à Palavra de Deus ou até mesmo aos conselhos que lhe dão e que muitas vezes vem de Cristo para o coração de quem lhe aconselha. Mas há os que sabem absorver o que é bom e guardam para si, outros absorvem e compartilham, gerando frutos e esses frutos acabam por fazer o mesmo. 
    É assim que deve ser entre os cristãos, devemos absorver a Palavra de Deus e não apenas guardar para nós mesmos ou simplesmente absorver apenas aquilo que nos convém (como palavra de prosperidade ou profecias que só nos beneficiam),mas também compartilhar esse presente com os que nos rodeiam.Deus zela por cada um de nós e Ele envia não apenas palavras de consolo e bençãos, mas também nos alerta quando necessário, quando percebe que estamos prestes a cair em tentação ou algo mais sério.Com essa mensagem, espero que cada leitor pare e analise seu coração e que admitam diante de Deus (não diante de mim ou de outros homens) que precisam mudar o tipo de terra que seus corações tem sido.


   Mateus 13:1-9 - A parábola do Semeador

  1. Tendo Jesus saído de casa naquele dia,estava assentado junto ao mar.
  2. E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
  3. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
  4. E,quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na
  5. e outra parta caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda.
  6. Mas, vindo ao sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz.
  7. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
  8. E outra caiu em boa terra e deu fruto: um,a cem, outro,a sessenta, e outro,a trinta.
  9. Quem tem ouvidos para ouvir,ouça







    Quando recebemos uma palavra de Deus,através não apenas de profecias,mas de conselhos de quem nos ama e ora por nós, é como se estas palavras fossem sementes e nossos corações fossem a terra.E é isso que Jesus ensinou  através dessa passagem em Mateus 13.Quando houve dúvidas sobre o que realmente tudo aquilo poderia significar,Jesus explicou para que entendessem melhor, pois nem todos ali,poderiam entender através de parábolas,afinal,nem todos tinham uma ligação direta,uma intimidade com Cristo (a que hoje temos mesmo sem tê-lo fisicamente presente ao nosso lado como os discípulos tiveram), o que acabava lhes impedindo de absorver com facilidade o significado daquelas palavras.

    Mateus 13:18-23

       18. Escutai vós,pois,a parábola do semeador.

      19. Ouvindo alguém  palavra do Reino e não a atendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;

      20. porém  que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria;

   21. mas não tem raiz em si mesmo; antes,é de pouca duração; e,chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende;

    22. e o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz em 
     cem, outro, sessenta, e outro,trinta.

     Essa foi a explicação que o próprio Jesus Cristo deu a seus discípulos.Podemos notar que não apenas aqueles que não conhecem a Palavra de Deus,mas também entre os cristãos que congregam e são assíduos em suas igrejas,há todos esses tipos de corações que nem sempre são "terras férteis" para receber uma mensagem vinda do Senhor.
      O ministério de evangelização não é simples ou fácil de se fazer exatamente devido aos corações que se fecham quando a mensagem não está de acordo com o que esperam.No entanto,há muitos fora da igreja que tem o coração mais aberto do que alguns que congregam e se dizem santos.Por isso,é importante fazermos o que Jesus nos ordenou em I Coríntios 11:28 que diz "Examine-se,pois,o homem a si mesmo (...)".
      Mas graças a Deus,há aqueles que são terra fértil e absorvem para a própria edificação,a Palavra de Deus,assim como também geraram frutos, evangelizando e pregando aquilo que nosso Senhor Jesus nos ensinou.Estes,serão recompensados pelo próprio Deus.
       Espero que os leitores deste blog reflitam a respeito,examinem-se e percebam que "fechar o coração" ou não aceitar (não absorver) a mensagem de Cristo,trata-se não só de ouvir e passar pra frente o que aprendeu, mas sim, de aceitar bem até mesmo as "correções" que lhes é dada. Os pecados também criam certa barreira que nos impede de nos aproximar mais de Deus,assim como se tornam "espinhos,pedregais" e outros tipos de impedimento em nossas terras (corações), de forma que nos impedem também de absorver e frutificar.

    Sendo assim, queridos leitores, livrem-se deles antes que possam prejudicá-los espiritualmente. Sejam terras férteis,dêem bons frutos,procurem compreender a palavra,aceitar bem as repreensões divinas (pois é para seu próprio bem) e sejam exemplo diante de Deus e dos homens.

Que a paz de Cristo reine entre todos nós,os servos do Senhor!!!




3 comentários:

  1. Qdo se anda com o olhar voltado para DEUS, vc anda conforme sua vontade e vc por consequência se torna um terreno bom e produtivo e assim vc é uma pessoa dá bons exemplos e conselhor que provém do Espirito Santo, sem vc perceber, assim como vc Liliane Evangelina, uma diva da casa de DEUS que tem o dom de fazer com que a terra ressecada se torne uma terra produtiva.
    Isso com a permissão e a benção de DEUS.
    Continue sempre essa pessoa que vc é e curta as bençãos que DEUS tem para sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom amada verdadeiramente uma postagem bastante edificante e que com toda a certeza pode ajudar até o mais intelecto de todos os homens a Gloriosa Obra do evangelismo.
    No entanto oque vc quis dizer com:
    "No entanto,há muitos fora da igreja que tem o coração mais aberto do que alguns que congregam e se dizem santos."?

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz

    2013 está aí e o BlogFpM está de cara nova, com o gás renovado para mais um ano de desafios e muito a ser feito, queremos te convidar a estar conosco orando e agindo por missões novamente este ano através do Projeto Tempo de Oração 2013, saiba mais também em nosso site Ministério Fogo para Missões.

    O Ministério Fogo para Missões tem o objetivo de servir igrejas locais na realização de missões, hoje estamos olhando e orando pela região do Vale do Ribeira, este é nosso chamado, qual é o seu? Não espere mais, clame ao SENHOR e seja a benção pela qual o mundo tanto geme! (Romanos 8:19)

    Em Cristo, o Rei de toda glória.

    Edinelson F. Lopes
    Ministério Fogo para Missões
    @FogoparaMissoesBlogFpMFaceBook

    ResponderExcluir